Notícias

30 de Janeiro de 2013 - 08:10h
Oito peças têm de receber selo do Inmetro

Fonte: carpress

Alguns tipos de autopeças começam a ser fabricadas com selo do Inmetro no mercado de reposição. A medida começa a vigorar neste mês e inclui oito componentes – amortecedores, bombas elétricas de combustível para motores do ciclo Otto, buzinas, pistões de liga leve de alumínio, pinos e anéis de trava, anéis de pistão, bronzinas e lâmpadas.

Essa medida começa a vigorar já neste mês para fabricação e importação. A comercialização de fabricantes e importadores para o mercado de reposição começará em julho de 2013. O varejo tem até julho de 2014 para iniciar a comercialização desses produtos exclusivamente com a certificação. O selo será obrigatório para autopeças destinadas a veículos fabricados ou importados a partir de 1º de janeiro de 2000.

Estão isentos da obrigatoriedade componentes para linhas de montagem, recalls e veículos de produção descontinuada fabricados até 31 de dezembro de 1999. De acordo com o GMA (Grupo de Manutenção Automotiva), a medida atenderá a 71% da frota circulante no país, estimada em mais de 40 milhões de veículos, incluindo automóveis de passeio, comerciais leves, motos, caminhões e ônibus. O consumidor poderá exigir peças com o selo do Inmetro, que já foram aplicados em outros componentes, como catalisadores e rodas.

Voltar