Notícias

20 de Março de 2015 - 17:23h
Pneus terão selo com nível de eficiência e ruído.

Fonte: Autoesporte

A partir de 2016, todos os pneus novos à venda no Brasil deverão trazer indicação de eficiência. A medida, similar a adotada pela indústria automotiva desde 2009, já começa a valer para novas linhas de pneus lançadas a partir do mês de abril. As novas etiquetas de eficiência do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro irão informar resistência ao rolamento (que influencia no consumo de combustível), aderência ao piso no molhado e ruído externo.

Para os quesitos de resistência e aderência, serão classificadas graduações de A a G, de acordo com testes. O nível de ruído externo será classificado pelo número de decibéis e indicado por três ondas – quanto mais ondas, maior nível do barulho feito pelo pneu.

Todos os comerciantes deverão etiquetar os produtos, conforme resolução prevista em outubro de 2012 por meio da portaria 544/12. A etiqueta deverá ser aplicada em todos os pneus de construção radial para automóveis, como picapes, utilitários esportivos, vans e caminhonetes, bem como nos de construção radial para caminhões e ônibus.

Voltar