Notícias

22 de Dezembro de 2014 - 08:25h
Ranking de vendas automotivas tem China em 1º e Brasil em 5º

Fonte: Autoesporte | 19.12.14

A JATO Dynamics do Brasil, empresa especializada em divulgar informações automotivas, forneceu os dados sobre os veículos vendidos mundialmente em outubro de 2014. Com quase 17 milhões de veículos comercializados entre janeiro e outubro deste ano, a China segurou a liderança de vendas de automóveis. Isso representa um crescimento de 9,1% no período, e de 8,5% no mês de outubro se comparado ao mesmo período de 2013. Em 2º lugar aparecem os Estados Unidos, com alta de 6% nas vendas no penúltimo mês do ano.

O Japão se manteve na 3ª colocação, com queda significativa de 6,1% no mês, porém ainda com resultado positivo de 4,7 % de aumento no acumulado desses dez meses. Alemanha e Brasil seguem na disputa pelo 4º lugar. Em outubro, os alemães ficaram à frente dos brasileiros com 5.730 unidades vendidas a mais. Seguidos por Índia na 6ª colocação com retração de 5,3% em relação ao mesmo mês do ano de 2013.

A Rússia ficou na 7ª posição com expressiva queda de 12,8 % no acumulado, e 10,1% no mês. Já a Grã-Bretanha, apresentou bons resultados e figurou em 8º lugar com 14,7% de crescimento se comparado a outubro de 2013 e deve ultrapassar a Rússia no fechamento de 2014. Nas duas últimas posições entre os 10 maiores mercados ficaram a França e o Canadá. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio - o que aumenta consideravelmente a dimensão do mercado chinês. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.

No desempenho das montadoras, a Toyota se destacou novamente mantendo a liderança no ranking mensal por marcas com alta de 3% em relação ao mesmo período de 2013. Logo em seguida aparece Volkswagen com leve queda de 3,5% e a Ford, em 3º lugar, com baixa de 2,8% de veículos vendidos em outubro se comparado ao mesmo mês do ano passado.O destaque vai para a Kia que obteve 11,5% de aumento no mês em relação ao ano anterior.

A pesquisa contempla os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, França, Espanha, EUA, Grã Bretanha, Grécia, Holanda, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Portugal, Rússia, Suíça, Tailândia e Turquia.

Voltar